sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A ALEGRIA É A MAIOR VIRTUDE

Fontes:

Caminho Infalível para Ser Feliz – Prof. Katsumi Tokuhisa; Sabedoria da Vida Cotidiana – Dr. Masaharu Taniguchi; Viver com Alegria – Prof. Seicho Taniguchi; Seicho-No-Ie Pomba Branca, nº 277 (8-08); Doug Colligan.

Três pontos interessantes sobre alegria-tristeza:

1- Existem dias nublados? Não! O que parece nublado nada mais é que um ponto de vista de quem só olha o que está imediatamente na frente de seu nariz sem ir ao profundo e ao além. O dia nublado é a percepção de quem está no solo e olha para cima. Basta ir além das nuvens num avião, por exemplo, e verá que o Sol está sempre brilhando. E a expulsão de Adão e Eva do Paraíso simboliza a tentativa do ser humano ser feliz através de sua inteligência cerebral.

2- O Brasil foi criado para ter complexo de inferioridade. Desde o tempo de colônia, passando pelo período império e chegando ao período republicano o Brasil teve essa “programação”. Primeiro fomos educados a querer imitar Portugal, depois França e Inglaterra e atualmente os Estados Unidos da América. Mas por mais que os brasileiros tentem imitar os Estados Unidos, nunca conseguirão ser norte-americanos (graças a Deus); serão apenas imitações. E toda imitação é inferior ao original. Os Brasileiros devem cultivar a sua própria cultura. Do contrário, terão somente imitações ou similares e jamais poderão criar novos valores. Mas o Brasil tem a maior das virtudes: a alegria. O próprio Mestre já afirmou isso.

3- Uma característica comum nas pessoas é tenderem a buscar apenas o seu próprio bem. Porém, à medida que as pessoas vão passando por diversas experiências elas vão compreendendo que só é possível ser feliz ajudando os outros. Mas a questão é: como ajudar verdadeiramente aos outros e ser feliz? Abandonando os sentimentos ruins, todos e quaisquer tipos de sentimentos baixos. O ponto complementar a esse é contribuir com a obra de Deus, contribuindo para fazer os outros felizes.

Do que querem rir homens e mulheres?

Os cientistas concluíram que a “residência” do humor no cérebro fica numa área chamada córtex pré-frontal, onde ficam também algumas funções mais importantes da linguagem e do pensamento. Uma subseção dessa parte, chamada de córtex pré-frontal ventromedial, é a que mais trabalha (ou diverte?) quando a pessoa gargalha. Os homens e as mulheres, porém, processam o humor de modos diferente. A mulher analisa mais que os homens sobre o que é engraçado. Como a mulher não espera que vai rir logo, quando acha algo engraçado se diverte mais que os homens. Com os homens acontece algo assim: “Oba, uma charge! Deve ser engraçada. Isso é bom!” e isso atenua um pouco a diversão. Em outras palavras, homens têm o humor de uma criança de nove anos enquanto as mulheres têm o humor de “cacura”*. Mulher não conta piada, conta estórias engraçadas (geralmente muito loooongas).

Pessoas com algum tipo de lesão cerebral têm dificuldades de acharem graças em piadas que exigem algum raciocínio, mas riem facilmente de besteiróis. Bem, isto não quer dizer que os homens tenham o humor de um lesado cerebral. Bem, na verdade, sim. Uarrarrá.

Mas aí algo me faz pensar: Por que os homens tendem a envelhecer menos e a serem mais saudáveis que as mulheres? Não estou afirmando que seja por causa do humor, pois nenhuma conclusão foi alcançada pelos cientistas ou religiosos nesse assunto, mas é uma questão interessante a se ponderar.

A fonte da alegria:

Na Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade aparecem afirmações como “O homem é a luz emanada de Deus”. E diz o Prof. Seicho Taniguchi: “Para ser feliz, o ser humano precisa conhecer as palavras da Verdade. (...) Para alcançar o despertar, é preciso conhecer as palavras da Verdade. É necessário, portanto, que existam pessoas que as divulgam”.

Para sermos felizes precisamos fazer os outros felizes. Volto a perguntar: Como? É preciso que as pessoas de bem se unam no mesmo objetivo de fazer a humanidade feliz. E a Seicho-No-Ie é a grande pedida. Não é a toa que somos, num sentido mais amplo, o Movimento de Iluminação da Humanidade e num sentido mais objetivo o Movimento Internacional de Paz pela Fé. A missão dos adeptos da Seicho-No-Ie é levar avante a sagrada missão de despertar na humanidade o Amor de Deus, nosso Pai.

Um meio que não podemos esquecer é orar agradecidamente pelos nossos antepassados. Outros expedientes fundamentais para ser feliz é assumir cargos na Seicho-No-Ie e consagrar diariamente a Missão Sagrada.

------------------------------------------

* Cacura = pessoa mais velha do que a gente.

Nenhum comentário: