quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

N’A Verdade da Vida, vol. 01, Dr. Masaharu Taniguchi nos ensina:

... nossa alma não morre, mesmo com a morte do nosso corpo. Estamos sempre e simplesmente trilhando o ‘caminho do progredir infinito’. Portanto, por maior que seja o nosso sofrimento, devemos nos manter tranqüilos sem nada temer. Isso não quer dizer, porém, que devamos criar sofrimentos ou atraí-los por nossa própria iniciativa. (...) em certos períodos, os sofrimentos são necessário para o desenvolvimento da alma. Por isso, entre os fervorosos seguidores de Cristo existem pessoas que chegam a ‘imitar o Senhor’, flagelando seu corpo com o mesmo sofrimento de Jesus na Cruz e recebendo isso com alegria. Todavia, tais pessoas não conhecem o nobre coração de Jesus Cristo. \ Se Jesus Cristo foi crucificado e sofreu as dores da morte, foi para salvar os sofrimentos da nossa alma, oferecendo-se em nosso lugar, e não para que sofrêssemos a mesma dor que Ele. Uma caminhada a pé, de ida e volta, de Tókio a Osaka, exigiria um sacrifício de vários dias. Mas um grande inventor, após enormes esforços, inventou o trem e, assim, podemos fazer esse trajeto em poucas horas. De modo análogo, em vias normais, só conseguiríamos obter certo grau de desenvolvimento da alma através de repetidos e longos sofrimentos. Entretanto, o nosso Pai, a Grande Vida, enviou-nos seu filho Jesus Cristo para sofrer as dores em nosso lugar e, assim, possibilitar que alcancemos o desenvolvimento da alma sem sofrer tanto quanto ele. \ No Budismo aconteceu o mesmo. (...) Logo, tanto Cristo como Amithaba (Buda), em última análise, são os salvadores que o Pai, a Grande Vida, nos enviou para que sejamos salvos sem grandes sofrimentos. As manifestações são duas, mas a origem é uma só. \ Considerando o fato de o Pai nos ter enviado Jesus Cristo e Amithaba como nossos salvadores, concluímos que Ele não se alegra com os sofrimentos de Seus filhos, que somos nós. (...) não há dúvida de que o coração misericordioso do Pai espera que Seu filho se desenvolva com o mínimo sofrimento possível. \ Portanto, a Seicho-No-Ie, dando seqüência a esse desejo do Pai, da Grande Vida, como também de Jesus Cristo e Amithaba, compreendeu que, se a alma do homem seguir verdadeiramente o ‘caminho real do desenvolvimento’, conseguiremos desenvolver nossa vida, vivendo prazerosamente o dia-a-dia”.

Como podemos constatar, na coleção A Verdade da Vida muitas coisas podemos aprender. Assim, recomendo o estudo de toda A Verdade da Vida. Que tal nos dedicarmos nos próximos meses a estudar todos os seus 37 volumes (traduzidos)?!

Gente! Estamos em plena campanha das 5000 Sutras para o sucesso do Seminário da Luz, mais importante evento de toda a Regional, que será dia 05-7-09. Pedimos sua colaboração lendo em sua casa, no horário que lhe for mais conveniente, que leia uma vez ao dia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Muito obrigado!

E lembremos que dia 25 de abril haverá dois importantíssimos evento na Regional:
Treinamento para a AJSI e logo após a Conferência Caminho do Sucesso. Mais informações pelo nosso blog, pelo telefone 031-9655-2509 ou pelo endereço sijognaluz@gmail.com.

São agora 03:32 horas da manhã e acordei sonhando com minha sobrinha que mora em Portugal e está nos visitando com seu marido, Elder, um português bem simpático. Sonhei que ela veio à minha casa empurrando um carrinho de bebê. No carrinho estava uma linda meninha portuguesinha que ia se chamar “Keite Santos”. Santos seria nome e não sobrenome, como estamos acostumados. A meninha era parecida com minha sobrinha. Tinha a mesma cara de “camponesa portuguesa com certeza” que Elizabeth, minha sobrinha tinha quando bebezinha. Só que enquanto o rosto da Beth era redondinho, o da Ketie era mais compridinho.
Era ou será?...
Bem, perguntei se era adotiva e me foi confirmado. O que me deixou feliz. É o egoísmo e a presunção humanos que faz questão de parentesco biológico. Na verdade, adotivo ou biológico, Deus é o único e verdadeiro Pai, é a única e verdadeira Mãe de todas e quaisquer pessoas. O que somos é irmãos uns dos outros. Adotivos ou biológicos, o que somos é Irmãos em Deus.
Em Palavras de Luz de 2006, o Mestre nos ensina: “Não pense que seu filho seja um ser que lhe pertence. Conscientize-se de que, na verdade, quem cria seu filho é Deus”. O Mestre diz ainda em outra página: “... É que somos todos irmãos, ramificações da mesma Vida, isto é, da Vida de Deus, que flui para dentro de nós e mantém a nossa Vida”.

“Remudando” de assunto:
Poucos dias atrás foi Domingo de Ramos. Para mim, nenhuma data dentro do calendário Cristão-Católico é tão triste quanto o Domingo de Ramos. Assim como nenhuma data é tão linda quanto todos os quarenta dias da Páscoa, principalmente o seu primeiro Domingo, o da Ressurreição de Cristo.
O Domingo de Ramos é, para eles, uma homenagem ao reconhecimento popular da Realeza Espiritual de Jesus. Para mim, é uma lembrança da inconstância humana...
Cristo, com toda a Sua humildade e grandeza (frutos da harmonia com tudo e todos) entrou na cidade montado num jumentinho. Então o povo o recebe aclamando “Hosana nas alturas”. “Bem dito o que vem em nome do Senhor”. E na mesma semana, que nós chamamos de Semana Santa, o mesmo povo que espalhou ramos e capas pelo chão por onde passava Jesus no jumentinho enquanto O exaltava, esse mesmo povo nessa mesma semana, na sexta-feira, que chamamos de Sexta-Feira da Paixão, gritou “Crucifica”. É por isso que não gosto do Domingo de Ramos, apenas respeito a questão religiosa dos que gostam dele.

Por que alguém se torna Divulgador na Seicho-No-Ie? Por que alguém se torna Líder de Iluminação/Preletor na Seicho-No-Ie? Por que alguém assume cargo na Seicho-No-Ie?
Por gratidão a Deus. Acima de tudo por amor a Deus. Amor demonstrado no servir aos seres humanos.
Se alguém pretende ser elogiado pelos homens não se dará bem, pois quem hoje nos elogia poderá ser aquele que, não demora muito, grita “crucifica”.
Acha pessimismo de minha parte?
Não! Não é! O que quero dizer é que quem assume Liderança na Seicho-No-Ie o faz por retribuição, gratidão, alegria e amor. Amor a Deus, nosso Pai e Mãe, único e verdadeiro. Alegria pelo Ensinamento “Homem-Filho-de-Deus”. Gratidão a Deus que Se manifesta através de tantas pessoas que nos ajudam, orientam. Retribuição pelas graças recebidas.
Lembrando que Líder na Seicho-No-Ie não é quem manda. Líder é quem faz.
Quando em julho de 2006, no fim do Estágio na AJSI-BR, decidi assumir a Presidência da AJSI-Regional MG-Governador Valadares na próxima gestão foi por Amor a Deus; alegria por eu ser filho de Deus; gratidão à Supervisora Administrativa Doutrinária Regional, Prelª Maria Ângela Coutinho Shimabukuro, pela então Presidente Regional da AJSI, Prelª Rosânia Clara de Carvalho e por tantas outras pessoas que investiram em mim, convidando-me para participar do Estágio na Sede Central; retribuição a tantas graças recebidas. O fim da depressão é uma delas. Caso você conheça alguém que sofre depressão, diga-lhe que a cura está nos atos de amor ao próximo, Treino do Riso, estudo das obras Seicho-No-Ie e, principalmente, Meditação Shinsokan. Sem esquecer, é claro, da decisão de ser feliz, haja o que houver.

Ainda nos Palavras de Luz de 2006, o Prof. Seicho Taniguchi nos ensina: “Mente alegre é o melhor remédio para a saúde”. E ele continua dizendo na mesma página: “O ser humano consegue ser realmente alegre e feliz quando vive em conformidade com a vontade de Deus”. E para saber mais como ser alegre, feliz e muito mais é bom estudar o livro Reflexões Sobre a Vida, do Prof. Seicho Taniguchi assim como ler as Revistas Seicho-No-Ie e estudar a Verdade da Vida.

E fechemos nosso bate-papo de hoje orando por todos os budistas pelo “Natal de Buda”. Dia 08 de abril é aniversário de Sidharta. Louvado seja Buda e honrado seja o Budismo:

Hoje é o dia em que Sakyamuni (Buda) nasceu. Mas não é só hoje o dia do nascimento de Buda. Buda nasce todos os dias. Aquele que não renasce é um morto e não pode ser considerado ‘homem’. O ‘homem verdadeiro’ é aquele que nasce de novo todos os dias. Todos nós já somos Buda”.
(A Verdade da Vida, vol. 37 – Dr. Masaharu Taniguchi – preceito para 08-4).

Obrigado, obrigado, muito obrigado!

Nenhum comentário: