terça-feira, 8 de setembro de 2009

SEMANA DA PAZ E DO MEIO AMBIENTE 2009

01 de setembro

Explicação da Prática da Cerimônia de Gratidão aos Antepassados.

Livros textos “Melhore Seu Destino Orando pelos Antepassados” e

“Alegria de Cultuar os Antepassados”:

Preletora Maria da Penha Martins Maia.

Por que achar que alguém não irá aceitar a Seicho-No-Ie? Só por que nunca orou pelos antepassados? Por que não seguia nenhuma religião? Basta não impor. Basta você praticar. Uma coisa que podemos fazer é praticar a oração de gratidão aos antepassados em nome de nossos familiares; consagrar a Missão Sagrada em nome de quem queremos que participe da Seicho-No-Ie; fazer uma lista com nome de quem queremos que se dedique a Seicho-No-Ie e orar diariamente por tais pessoas.

Importante é lermos e relermos os livros da Seicho-No-Ie. Não basta ler uma vez e depois relegá-los ao esquecimento. Quanto mais nos dedicarmos ao estudo da Seicho-No-Ie mais nos aprimoramos.

Para aumentar adeptos é bom preenchermos Registros Espirituais Santuário Hoozo dos falecidos do bairro onde moramos.

Muito importante também é investir em reuniões de crianças e juvenis.

Houve uma unificação da Cerimônia em Memória aos Antepassados com as Cerimônias em Memória aos Pioneiros de Ipatinga e da Seicho-No-Ie Ipatinga.

02 de setembro

Estudo do livro “Viver com Alegria”, Professor Seicho Taniguchi – parte I – cap. 01

Divulgador Rubem Rezende Leite Junior.

Conclusões após as discussões:

Por que dizemos que somos filhos de Deus? Se do ponto de vista carnal somos filhos de nossos pais porque eles nos geraram mais ainda é verdade que somos filhos de Deus, pois foi Ele quem criou nossas vidas.

Nascemos na Terra para realizarmos algum estudo, ou seja, para aprendermos algo através da experiência. Por pior que pareçam as dificuldades e contratempos é por meio deles que nos desenvolvemos.

Sendo tudo lições para nosso aprimoramento (moral, social, religioso, espiritual e etc) não devemos nos limitar a nos dedicar apenas aos nossos interesses ou mesmo somente aos interesses familiares. É importante a dedicação à família sem, contudo, deixarmos de pensar na humanidade. E não se limitar às pessoas como também estender nosso amor a toda natureza. É importante dedicar-se ao próprio bem estar, desenvolver nossas ações para toda a família, estendê-la ao País e ampliar nossa dedicação à fauna, flora, minerais e toda humanidade.

03 de setembro

Palestra O amor à pátria é o caminho de Deus

Livro texto “A Verdade da Vida”, vol. 04

Preletora Maria Arlete Santos.

Uma pessoa que sonha com algo que acontecerá futuramente pode mudar o destino previsto? E por que acontecem premonições? Se acontecem previsões do futuro é porque ele (o futuro) já está gravado em algum lugar. E a força que conduz uma pessoa em direção ao futuro previsto está no subconsciente da própria pessoa. Assim, dificilmente alguém consegue se livrar do carma, da previsão, pois existe a crença de que tem que pagar\resgatar os carmas-pecados. Se os pensamentos não são condizentes com Deus criamos uma barreira que impede a Orientação Divina surgindo condições que parecem castigos de Deus, mas que na verdade não são. Assim, o fundamental é mudar a própria postura mental passando a ter pensamentos condizentes com Deus. Pois Deus não castiga e é como entoamos no Hino Sagrado Marcha da Missão “Deus é Amor que somente dá”. Como podemos mudar nossos pensamentos e eliminar os maus carmas? Através de atos de amor. Um exemplo: um homem ficou sabendo por um famoso e infalível adivinho que logo iria morrer tragicamente. O homem retornando para casa viu uns peixinhos que iriam morrer numa poça d’água que devido ao calor se separou do rio. Condoído ele salvou os bichinhos. Passou o tempo e o homem não morreu. Indagando ao adivinho foi informado que o ato de salvar os peixinhos mudou-lhe o destino. O meio de mudar o próprio destino está na força de Deus.

Dinheiro é um péssimo patrão e um excelente empregado.

04 de setembro

Explicação da Prática da Cerimônia de Purificação da Mente.

Livros textos “Viver Junto com Deus” – Dr. Masaharu Taniguchi

“Sabedoria da Vida Cotidiana”, vol. 01 – Dr. Masaharu Taniguchi.

LI Daniel Martins Maia

Muitas pessoas vêm à Seicho-No-Ie para se curar e resolver problemas, mas esse não é o objetivo da Seicho-No-Ie. Então, porque pessoas eliminam diversos tolhimentos? Porque ocorre mudança da mente. O meio mais eficiente para mudar a mente é conscientizar que Deus está dentro de nós e quando se tem essa consciência passa a agir como Deus agiria, ou seja, através do amor. O meio mais eficiente e maravilhoso para conscientizar que Deus é nossa Essência é praticar a Meditação Shinsokan. Praticando a Meditação Shinsokan mudamos nossa postura mental e acontece a limpeza da mente porque há perfeita sintonia com Deus, nosso Pai. Outro meio de limpar a mente é participando de coração da Cerimônia de Purificação da Mente. Durante a prática da Cerimônia de Purificação da Mente é importante o sentimento de arrependimento por ter guardado na mente mágoas, ódios, complexos e etc. É importante pedir perdão a Deus por tais sentimentos; arrepender-se mesmo, e mudar a postura mental.

05 de setembro

Palestra “A Vida é Vivificada pelo Amor e Sabedoria”.

Explicação da importância da divulgação das revistas da SEICHO-NO-IE,

Livro texto “A Verdade da Vida”, vol. 03 – Dr. Masaharu Taniguchi.

LI Denise Martins Maia Assunção.

Quando a postura mental, a postura de vida não é condizente com a Vida de Deus, ou seja, não é grata, não doa, manifestam-se doenças e problemas financeiros.

Algumas pessoas pensam que doar é apenas dar um quilo ou outro para entidades ou então algum dinheiro sem ser preciso colocar seu espírito, sua alma no que faz. Na verdade, doar é dar amor e não restos.

É preciso ter aconchego no lar. Não basta ir para o shopping com o filho. É preciso ir ao parque com os filhos, ir à uma biblioteca com eles ou ficar em casa com a família. Também não basta entulhar os filhos de brinquedos ou outras posses materiais. Isso é bom, mas fundamental é dar amor e espiritualidade. É preciso dizer sim e dizer não. E a sabedoria para saber quando falar um ou outro está na prática diária da Meditação Shinsokan.

Seicho-No-Ie é disciplina. Não basta 15, 20 ou 30 minutos de Meditação Shinsokan. Ao por o pé na rua é preciso conservar a postura mental de filho de Deus que foi alimentada durante a Meditação Shinsokan.

É interessante pensar que é filho de Deus, mas o importante mesmo é saber disso e sentir-se filho de Deus. Não existe barreira para o filho de Deus.

Divulgar Revistas nas ruas é proporcionar a quem não conhece a Seicho-No-Ie a oportunidade de ter imensa melhoria na sua vida.

Nosso trabalho é doar, divulgar a Palavra de Deus, a Verdade da Vida. Não são simples papéis coloridos e sim a Verdade que muda o destino. Como é o caso de uma senhora que dispunha de uma antiga Palavras de Luz (Preceito Diário) que conseguiu muito do que tem graças a leitura diária da Palavras de Luz e notou a diferença conseguida ao educar o filho inspirada no referido Preceito e na educação ministrada a filha, que por ser mais velha não foi educada segundo tais palavras.

Sobre o Dia D => 06 pessoas participaram da Divulgação de Revistas (Pomba Branca = 01; Jovens = 02; Prosperidade = 01; Crianças = 02) e 3.000 Revistas Seicho-No-Ie foram divulgadas em 90 minutos pelas ruas do Centro de Ipatinga. Uma jovem artesã que conheceu a Seicho-No-Ie em BH-MG ficou satisfeitíssima em saber que Ipatinga tem Reuniões e pegou o endereço, dias e horários das Reuniões. Uma senhora disse conhecer o Ensinamento, mas pensava que não era para ela, porque é portadora do hiper-atividade e déficit de atenção, mas ficou contente que poderá canalizar suas características para um ponto construtivo. Um rapaz desejou adquirir um exemplar de cada Revista (Fonte de Luz, Pomba Branca e Mundo Ideal).

06 de setembro – Domingo da Seicho-No-Ie

Palestra “A Seicho e o Meio Ambiente”.

Livros textos “Viver com Alegria” – Prof. Seicho Taniguchi

“Vivendo com Plena Liberdade”, vol. 01 – Dr. Masaharu Taniguchi.

Preletora Maria Ettiene Weber Leite.

Recitação do poema A Pátria, de Olavo Bilac: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste, \ Criança! Não verás nenhum país como este! \ Olha que céu que mar! Que rios! Que floresta! \ A natureza aqui, perpetuamente em festa, \ É um seio de mãe a transbordar carinho”.

Quantas pessoas falam que respeitam a Pátria, mas escarram no chão e jogam lixos nas ruas. Há amor em tais atos? É importante que orientemos uns aos outros sobre como respeitar verdadeiramente a Pátria sem, contudo, deixarmos de ver a Imagem Verdadeira de tais pessoas.

Na Natureza há uma troca, uma parceria entre o Reino Vegetal e o Reino Animal. O Reino Animal respira oxigênio e expele gás carbônico. O Reino Vegetal “respira” gás carbônico e expele oxigênio. Um colaborando com outro, irmãnamente. Podemos fazer ainda mais. Podemos colaborar cuidando de uma plantinha num vaso ou de um jardim. Podemos não jogar lixo nas ruas nem desperdiçar água. Podemos sorrir alegremente e divulgar a Verdade para os nossos vizinhos.

Devido a um esquecimento, a Presidente Pomba Branca Ipatinga não trouxe o vídeo sobre meio ambiente, assim trocamos a apresentação por mais um Dia D e divulgamos 300 Revistas Seicho-No-Ie.

07 de setembro

Estudos sobre “Sabedoria para se Tornar Feliz” e “A Vida é Vivificada pelo Amor e Sabedoria”.

Livros textos “A Verdade da Vida”, vol. 03 – Dr. Masaharu Taniguchi.

“A Verdade da Vida”, vol. 08 – Dr. Masaharu Taniguchi.

“A Verdade”, vol. 04 – Dr. Masaharu Taniguchi – caps.

Divulgador Rubem Leite

Conclusões após as discussões:

É importante a consciência de que nossas idéias são filhas da Sabedoria divina. E tamanha consciência só é comum em quem sabe que é filho herdeiro e legítimo de Deus. Isso significa que o Mundo que Deus criou não está longe e nem no futuro, pois está aqui e agora, onde o filho de Deus está.

É um fato que se deixar levar pela tristeza só prejudica enquanto uma pessoa sorridente melhora o próprio destino. Por quê? Porque cada pessoa tem sua própria característica e personalidade que é captada inconscientemente pelos outros. Uma pessoa com atmosfera agradável e sincera é atraída ao mesmo tempo que atrai outros de atmosfera semelhante formando uma, digamos, comunidade de ajuda mútua. Enquanto alguém com atmosfera negativa atrai pessoas semelhantes formando uma ama “comunidade” destrutiva. “Somente os jovens que se mantêm sempre serenos em quaisquer circunstâncias, que mantêm a tranqüilidade inabalável de quem possui autocontrole, são verdadeiramente os jovens que idealizo” (A Verdade, vol. 04, pág. 110).

Tem algum objetivo na vida? Grandioso? São sonhos grandiosos os que têm maiores possibilidades de se realizarem, pois quem tem pequenos sonhos despendem pouca energia para sua realização e como a energia é mínima há pouco empenho. Enquanto um ideal que exige muito empenho induz as pessoas a não se acomodarem, a se empenharem de corpo e alma para sua realização.

Nenhum comentário: