quinta-feira, 12 de novembro de 2009

OS DOIS POTES

Rubem Leite – 12-11-09



Numa manhã de sol um oleiro criou dois potes para um sábio. Um defeituoso e outro intacto. E o sábio deu o nome de Platão para o intacto e de Callicles para o furado. Porque a vida é assim: quem compreende está certo e que não entende, erra. Toda manhã ele enche os dois potes com água potável. Você já sentiu o sabor da água? Não? Então só a bebeu com a boca não com alma. E no correr do dia ele se beneficia com Platão e em duas horas Callicles pede mais. Com Platão se beneficia. Com Callicles tem trabalho. Com Platão se beneficia. Callicles está insatisfeito. E Platão, sempre querido. E Callicles, mal falado.
Um dia um discípulo duvidoso da sanidade do sábio pergunta:
- Por que arranjou um pote furado e por que perde tempo com Callicles?
E o sábio encheu de água o Callicles. “Deve estar senil o velho e a sabedoria babau”. Pensou o discípulo. E o sábio voltou a encher o pote. Fez assim mais duas vezes e como o discípulo não aprendia e ficava murmurando, o sábio falou:
- Platão representa a pessoa séria, decidida, dedicada e persistente. Callicles é a pessoa que só busca os prazeres; que quer que outros façam as coisas por ele. Platão é útil e, portanto, feliz. Callicles é... Callicles.
- Numa vida plena já não existe nenhum prazer e é semelhante a uma pedra. Uma vida prazerosa é aquela em que os acontecimentos fluem ao máximo. Retruca o discípulo.
“Ah! Como a língua é grande e quanto custa se silenciar diante dos sábios”. Você talvez esteja pensando e talvez continue “E o discípulo ainda quer ensinar ao mestre”. Parabéns.
- Quem está com coceira se sentirá feliz e pleno passando os dias se coçando? Ensina o sábio. E nada mais diz deixando o discípulo a encher Callicles.

E eu? Olho e vejo uma fruta. Pego, passo minha mão e cheiro a fruta. Dou uma mordidinha e sinto seu sabor. Outra mordidinha e a saboreio sentindo seu perfume. Assim degusto toda a fruta. Satisfeito, envolvo-me com meus afazeres do dia. Um de cada vez. Para cada ação olho, vejo, escuto, ouço, pego, tateio, cheiro, mordo e saboreio. E você?






Estória inspirada no livro “Para Realizar o Amor e a Oração”, do Prof. Seicho Taniguchi.

Nenhum comentário: