quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

HOJE É O DIA DA BANDEIRA DE MINAS GERAIS


08-01
No livro Viver com Alegria, do Professor Seicho Taniguchi, aprendemos:
... cada país tem hábitos peculiares, e é bom ter conhecimento acerca disso. Porém, embora os hábitos e costumes dos povos sejam diferentes, os atos de bondade são apreciados em qualquer lugar do mundo e as pessoas que os praticam são amadas por todos. Mas, para sermos capazes de praticar bons atos em outros países, precisamos desde cedo aprender a praticá-los em nosso próprio país”.
(cap. A Paz Mundial e o Amor, subcap. Amar a humanidade).

A bandeira de Minas é aparentemente apenas um pano branco com um triângulo vermelho e umas palavras em latim. Mas, na verdade, é muito mais que isso. Seu idealizador foi o glorioso Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier – e quando ele a idealizou pensou em Deus, na Paz e na Vida humana. O branco da Bandeira de Minas é o forte desejo de todos os Inconfidentes de que haja Paz no Mundo, principalmente no Brasil. O triângulo simboliza a Santíssima Trindade, base da crença cristã: “Um só Deus em três Pessoas distintas”. E eu, Rubem, penso que a Santíssima Trindade é o símbolo de que toda a humanidade é una – Uma só Vida em incontáveis individualidades. O vermelho do triângulo é o sangue, que é o símbolo da vida humana.
A crença de Tiradentes é que Deus é o Centro da Paz e a base da vida humana.
Lembremos também das palavras que contornam o triângulo “LIBERTAS QUE SERA TAMEM”. Muita gente a traduz erroneamente, eu mesmo, quando criança, achava que a frase latina significava “Libertas, que será também”. Não! Não é isso. Tiradentes disse LIBERDADE, AINDA QUE TARDIA. Escrevendo essas palavras meus olhos lacrimejaram. Quão profunda é esse ensinamento. Nada é mais precioso que a liberdade. E só a Seicho-No-Ie nos dá a verdadeira liberdade ao nos ensinar que somos os únicos responsáveis pelo nosso destino, seja ele bom ou não. Mais ainda nos ensina que nossas obras são na verdade as obras de Deus e que vivemos não por nossa força e sim pela Vida de Deus. Somos os senhores do destino. Só podemos manifestar. Deus cria e nós manifestamos. Manifestamos Seus Atributos (Sabedoria, Amor, Vida, Provisão, Alegria e Harmonia) quando nos entregamos e integramos a Ele ou manifestamos ilusão, devaneios quando tentamos viver ou realizar algo por nós. Porém, somente é realidade o que manifestamos com\por\em Deus.

Continua o Professor Seicho Taniguchi:
Tanto as pessoas como as nações nunca devem deixar de levar uma vida em conformidade com a vontade de Deus. Não devemos nos preocupar apenas com a aparência, perseguindo coisas transitórias como a moda, a fama e o poder. O que importa é praticar sempre pequenos atos de bem, fazer todos os dias a Meditação Shinsokan e efetuar constantemente o treinamento para contemplar com os olhos da mente a perfeição no mundo de Deus. Dito em poucas palavras, amar a pátria é cuidar bem dela, observando as regras de moral pública. Isso porque a moral está fundamenta no amor”.
(Viver com Alegria, cap. A Paz Mundial e o Amor, subcap. Amor à Pátria).

Eu oro:
Reverenciando a Bandeira de Minas, agrademos e bendizemos Minas Gerais e o Brasil.
Obrigado, obrigado, muito obrigado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei bastante do seu texto sobre a bandeira de Minas Gerais, muito significativo. Parabens...