quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

INFORMATIVO AJSI – Março 2010 – REGIONAL MG-GOVERNADOR VALADARES – AL-IPATINGA

(observação: A AJSI-BR não tem nenhuma responsabilidade no material abaixo. Tudo é de minha inteira responsabilidade).


MOMENTO DOUTRINÁRIO - PALAVRAS DE SABEDORIA

“Não te queixes da dificuldade de conseguir emprego. Não temas, mesmo que haja dez, cem ou mil candi-datos para uma vaga. O fator decisivo para a escolha do candidato nem sempre é a excepcional competên-cia. Para a execução dos serviços de uma empresa, não é preciso ser um gênio. O segredo para conseguir um emprego está na ‘atmosfera pessoal’ do candidato. / A ‘atmosfera’ do indivíduo, a primeira impressão, o magnetismo pessoal, a simpatia – tudo depende da mente da pessoa. / É sombria a fisionomia das pessoas que vivem se lamuriando. / Convém refletir acerca do provérbio ‘O maribondo pica o rosto de quem chora’ (N. da t.: O significado é: ‘Fisionomia triste atrai infortúnios)”.

[opúsculo Palavras de Sabedoria, M. Masaharu Taniguchi – paginas 32 e 33].

Duas coisas fundamentais:

Em abril acontecerão duas importantes atividades.

Dia 03-4 óTreinamento para Jovens em Ipatinga para toda Regional. E dia 29-4 óConferência da “Feliz Cidade”, 19h.

Ambos na rua Pouso Alegre, 194 Centro Ipatinga.

Domingo da Seicho-No-Ie – um modo feliz de viver – 09 horas.

07 óSolenidade comemorando os 81 anos de Seicho-No-Ie na Terra;

14 ó Palestra “Para Quem Ama, Não Existe Solidão”;

Palestra “A Atração Entre Duas Metades Afins”;

21 ó Explicação e Prática da Cerimônia em Memória aos Antepassados;

28 ó Palestra “Solucionando Conflitos no Lar”;

Palestra “Vence na Vida Aquele que se Ajusta às Leis”.

Aniversariantes do mês. Oremos por todos os nascentes e aniversariantes de março: “A Vida de Deus flui para dentro de mim e torna-se a minha Vida” (Mundo Ideal, nº 188 – março 10, pág. 24):


01- Mª Penha M. Maia (Lia);

Mª José L. Ferreira;

Mª Perpétua M. Azevedo;

Heitor Miyazaki;

04- Gabriel C. Huari;

Maria C. Jesus;

08- Mª Lúcia L. Ferreira;

10- Isabela C. Tristão;

12- Marlene R.G. Silva;

14- Cássia B. Freitas;

20- Letícia A. Barros;

25- Nillo A. Barros;

Vagner R. Crivellari;

Tales J.T. Santos;

Silvia V.P. Andrade;

Marco A.R.F. Matias;

26- Odete A. Torres;

27- Michel A. Gonçalvez;

31- Ramide O. Feitosa.

Caso tenhamos esquecido alguém, favor nos contatar para acrescentarmos seu nome.



Toda as quintas-feiras, 19 horas

Reunião de Jovens da Seicho-No-Ie Ipatinga.

Dias 04, 11, 18, 25. Às 19h. R. Pouso alegre, 194 Centro de Ipatinga

Dia 18 de março teremos durante a Reunião da Jovem Geração da Família Seicho-No-Ie a Cerimônia em Memória aos Pioneiros.

Datas comemorativas ou para reflexão de março


01- Dia Pan-Americano Turismo;

02- Dia Nacional do Turismo;

07- Dia dos Fuzileiros Navais;

08- Dia Internacional da Mulher;

10- Dia do sogro;

Dia do Telefone;

Dia Sociedades Amigos Bairro;

12- Dia do Bibliotecário;

14- Dia Nacional da Poesia;

Dia do Vendedor de Livros;

15- Dia da Escola;

Dia Mundial do Consumidor;

17- Dia Internacional do Marítimo

e da Marinha;

19- Dia do Carpinteiro

e do Marceneiro;

20- Dia Mundial da Infância;

Dia Mundial da Floresta;

Dia Mundial para Eliminação da Discriminação Racial;

22- Dia Internacional da Água;

27- Dia Mundial do Teatro;

Dia do Circo e

do Artista Circense;

28- Dia do Revisor;

31- Dia da Integração Nacional;

Dia da Saúde e da Nutrição.



Eleição para Presidentes de AL

Em Ipatinga, as Associações Pomba Branca, Jovens e Prosperidade terão sua eleição na noite de 18 de março, 5ª feira.

Observação: Dia 18-3 haverá Cerimônia em Memória aos Pioneiros às 19h. e logo após serão as eleições.

Quem vota?

Todos os associados. Ou seja, aqueles que, dentre os adeptos, professam os ensinamentos da Seicho-No-Ie, contribuindo com a Missão Sagrada, é assinante ou cotista de pelo menos uma Revista Seicho-No-Ie, é filiado a uma das Organizações Doutrinárias e participa das atividades junto à AL a qual pertence. “Jovens” votam na Associação de Jovens e assim por diante.

Quem pode ser candidato?

Deverão estar imbuídos de grande ideal em servir ao Movimento de Iluminação da Humanidade e preencher os seguintes requisitos: Ser associado ativo há mais de dois anos; ser Preletor\LI ou Divulgador em atividade; estar em dia com a Missão Sagrada; estar retirando mensalmente sua cota de Revistas; estar em dia com seu relatório (se for Preletor\LI); não ter dívida na AL ou Regional; ser idôneo; ter participado de dois ou mais Seminários na Academia de Treinamento Espiritual e\ou de um Seminário da Luz. Para se candidatar deve fazer pedido formal à Diretoria da AL até dez dias antes da eleição.


GENTILEZA e GRATIDÃO

Na revista Seleções de abril e na de fevereiro passados têm matérias interes-santes falando respectivamente de gentileza e gratidão. Um dos trechos mais interessantes foi a pesquisa feita pelo professor Sam Bowles, do EUA, que analisou antigas sociedades descobriu que foi a gentileza a grande responsá-vel pela sua sobrevivência. Em suas palavras: “Grupos com muitos altruístas tendem a sobreviver. Os altruístas cooperam e contribuem para o bem-estar dos outros integrantes da comunidade”. Entre outras coisas importantes, o artigo fala que a gentileza pode ser apreendida, desenvolvida, pois é uma questão de opção. E por falar em gentileza, um muito bom exemplo para nós é o grandioso Preletor José Galvão da Silva Flávio. Convido você a se ale-grar conosco, pois ele realizou um antigo sonho. Formou-se em Psicologia e dia 04 de março será sua colação de grau, no Clube Ipaminas, às 19h. Segundo o artigo, inicialmente basta fingir se sentir grato que logo-logo a mente faz o cérebro produzir substâncias químicas que provocam prazer e contentamento o que torna a gratidão verdadeira. Uma boa dica para isso está no livro O Princípio do Relógio de Sol, do Prof. Masanobu Taniguchi. Gente! Vamos estudar e reestudar esse livro. Vamos fazer também “O Diário do Relógio de Sol”. Como? Adquira um caderno e todos os dias anote sem falta as pequenas boas coisas que aconteceram. Por exemplo, como disse o Preletor Paulo César Rocha Ribeiro “Aprendi com a Professora Junko Tani-guchi que as anotações são simples como, por exemplo, ‘Hoje acordei com saúde. Deus, muito obrigado! Hoje também tivemos o que comer. Deus, muito obrigado!’.” Maiores informações sobre o Diário do Relógio de Sol pode ser adquirida no livro acima indicado do Prof. Masanobu Taniguchi. E é importante o estudo do livro O Princípio do Relógio de Sol para entender a falta de futilidade (graças a Deus) e a importância fundamental que é tal diário para a nossa felicidade e bem estar da humanidade (não qual, óbvio, também fazemos parte). Em Palavras de Luz 2010 para os dias 20, o Profes-sor Masanobu Taniguchi nos ensina: “Ajustemos o foco da nossa mente ao aspecto alegre da vida. O Princípio do Relógio de Sol não se trata de simplesmente ignorar o mal ou esconder a sujeira debaixo do tapete. O Princípio do Relógio de Sol é uma prática de vida baseada em duas premissas religiosas (ensinamento): ‘Imagem Verdadeira da existência única de Deus’ e ‘Este mundo é manifestação da mente’. A teoria da Seicho-No-Ie da existência única do Bem e da Imagem Verdadeira da existência única de Deus significa que ‘O Sol brilha a todo momento’”.

As matérias da revista Seleções acima são respectivamente de Claire Buckis e David Hochman.

INFORMAÇÕES DA SEDE CENTRAL E DA REGIONAL:

IDADE MÍNIMA PARA PRESTAR EXAME PARA LÍDER DE ILUMI-NAÇÃO OU PRELETOR ASPIRANTE – Foi definido, conforme segue: Idade mínima de 18 anos para prestar exame para Líder da Iluminação e 25 anos para Preletor Aspirante, no ano anterior da indicação. Este requisito será aplicado também para os países da América Latina.

CANTO EVOCATIVO DE DEUS – Devido ao desencontro de orientação nas Regionais do Brasil e dos países da América Latina, foi decidido não mais autorizar a entoação do Canto Evocativo de Deus no idioma japonês nas atividades realizadas em idioma português, a partir de 2010. Anexamos neste informativo, o programa da Cerimônia de Abertura e de Encerramento.

RESTITUIÇÃO DA MISSÃO SAGRADA – Esclarecemos sobre a não retenção da restituição da Missão Sagrada, conforme segue: As regionais não podem reter a restituição da Missão Sagrada, pois contraria a vontade do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi que assim estabeleceu para que nas bases, as Associações Locais tenham condições de se manter, pagando alu-guéis, água, energia elétrica e também de comprar mesas, cadeiras, materiais de limpeza, etc. Muitas Associações locais fecharam por falta de recursos financeiros, e o enfraquecimento destas, enfraquece a própria regional. A restituição da Missão Sagrada é algo sagrado que visa a expansão do Sagrado Movimento de Iluminação. Se uma Associação Local deve para a Regional, essa dívida deve ser administrada de outra forma, como orientar os dirigentes locais a superar o problema, orientar e apoiar a AL promover conferências, seminários, etc. No entanto, reter a restituição impede que as ALs possam comprar livros e Forma Humana, cujas contribuições geram receitas que possibilitem o pagamento das dívidas.

ALTERAÇÃO NA FORMA DA REGIONAL ADQUIRIR ORAÇÃO PARA CURA DIVINA (Forma Humana): De: A Regional faz o pedido das FH e a Sede Central envia o pedido após a confirmação do pagamento (dinheiro, cheque ou depósito bancário). Para: A Regional faz o pedido via e-mail ou fax, e a Sede Central envia as Formas Humanas, cujo pagamento será feito através do boleto bancário com prazo de 30 DDL.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Em cursos e seminários – completa. Em reuniões normais das Associações Locais, Núcleos, Regionais e Academias, abolir itens 2 e 3. Em reuniões de natureza administrativa-organizacional, realizadas com a liderança em todos os níveis, tais como reunião da diretoria da AL, reunião do CDOR etc. abolir ítens 2 a 5 e 12 a 15.

Apresentador: Hino Sagrado “Pedimos a todos que se levantem. Vamos entoar o hino sagrado............................”

Todos entoam o Hino.

1- Apresentador: Declaração de Abertura – “Neste momento, declaramos aberto o (Seminário, Curso, etc.).

2- Apresentador: “Vamos entoar o Hino Nacional Brasileiro”.

3- Todos entoam o Hino Nacional.

4- Apresentador: “Para Reverências e Oração de Abertura, convidamos o(a) preletor(a)/L.I. ...............

5- Condutor – Reverência ao Jisso

O condutor posiciona-se diante do Quadro do Jisso e, em pé, diz: “Reverências” e conduz as duas reverências, duas palmas, uma leve curvatura. Ao término, diz “Podem sentar-se”. (O condutor se senta, voltado para o Quadro do Jisso).

6- Condutor: Oração de Abertura “Todos em posição de oração, por favor”.

7- Condutor: Canto Evocativo de Deus – O Canto Evocativo de Deus será recitado em português pelo condutor, pausadamente, de forma enfática e solene, com sentimento de quem chama a Deus.

8- (Todos acompanham mentalmente o Condutor) – Palavras de Agradecimento “Obrigado, Deus, Criador do Universo, muito obrigado! Obrigado, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, que nos transmitiu este sublime ensinamento, muito obrigado! Obrigado, Sagrado Prof. Seicho Taniguchi, muito obrigado! Obrigado, Prof. Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da SEICHO-NO-IE, que sempre nos orienta como Dirigente Central do Movimento de Iluminação da Humanidade, muito obrigado!”. Ao iniciarmos o Seminário (ou Curso) .............., agradecemo-lhe por nos orientar de modo que este evento se realize conforme a vontade de Deus. Muito Obrigado! Muito Obrigado!”.

9- Condutor: Oração “O Sagrado Espírito de Deus desce sobre nós, preenche este recinto e orienta este Seminário (ou Curso) .........., conforme Sua vontade. Muito obrigado! Muito obrigado!”.

10- Condutor: Oração pela Manifestação da Imagem Verdadeira do Brasil (2 vezes) e Oração pela Paz Mundial. (2 vezes).

11- Condutor: Canto da Grande Harmonia – O Canto da Grande Harmonia será recitado em português pelo condutor, pausadamente, de forma enfática e solene, com sentimento de que a harmoniosa Vida de Deus está se manifestando e trazendo a paz para a humanidade.

12- Condutor: Colocando-se de pé, diz “Novamente faremos Reverências”. “Pedimos a todos que se levantem”.

13- Condutor: Reverência ao Jisso – O condutor diz “Reverências” e conduz as duas reverências, duas palmas, uma leve curvatura.

14- Condutor: “Podem sentar-se”.

15- Apresentador: Palavras de Abertura – “Para proferir as Palavras de Abertura, convidamos .................”.

Nota: A Oração de Propulsão à Festividade do Santuário Hoozo deve ser incluída entre os ítens 9 e 10.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Em cursos e seminários – completa. Em reuniões normais das Associações Locais, Núcleos, Regionais e Academias, abolir ítem1. Dispensa-se a Oração de Encerramento em reuniões de natureza administrativa-organizacional, realizadas com a liderança em todos os níveis.

Conforme foi publicado no Material do Conselho no. 06/2001, não haverá Cerimônia de Encerramento em reuniões de AL, Seminário da Luz, Seminário do Livro, seminários regionais e reuniões de estudo. Nesses casos, o Orientador deverá agradecer a presença dos participantes no encerramento de sua palestra final e em seguida, proceder a Oração de Encerramento (caso esteja programado). No caso de cursos ou seminários em que houver a entrega de diplomas ou preenchimento de ficha de impressão, após a palestra ou aula conclusiva, o Orientador fará a Reverência ao Jisso e Oração de Encerramento após o término dessas atividades.

1- Apresentador: “Para Reverências e Oração de Encerramento, convidamos o(a) preletor(a)/L.I. ...............

2- Condutor: Reverência ao Jisso – O condutor posiciona-se diante do Quadro do Jisso e, em pé, diz: “Reverências” e conduz as duas reverên-cias, duas palmas, uma leve curvatura. Ao término, diz: Podem sentar-se”. (O condutor se senta, voltado para o Quadro do Jisso).

3- Condutor: Oração de Encerramento – “Todos em posição de oração, por favor”.

4- Condutor: Canto Evocativo de Deus – O Canto Evocativo de Deus será recitado em português pelo condutor, pausadamente, de forma enfática e solene, com sentimento de quem chama a Deus.

5- (Todos acompanham mentalmente o Condutor) – Palavras de Agradecimento: “Obrigado, Deus, Criador do Universo, muito obrigado! Obrigado, Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, que nos transmitiu este sublime ensinamento, muito obrigado! Obrigado, Sagrado Prof. Seicho Taniguchi, muito obrigado! Obrigado, Prof. Masanobu Taniguchi, Supremo Presidente da SEICHO-NO-IE, que sempre nos orienta como dirigente central do Movimento de Iluminação da Humanidade, muito obrigado! Ao encerrarmos o Seminário (ou Curso) ......................, agradecemos pelo seu profundo amor e orientação. Muito Obrigado”.

6- Condutor: Oração pela Manifestação da Imagem Verdadeira do Brasil (2 vezes) e Oração pela Paz Mundial (2 vezes).

7- Condutor: Canto da Grande Harmonia – O Canto da Grande Harmonia será recitado em português pelo condutor, pausadamente, de forma enfática e solene, com sentimento de que a harmoniosa Vida de Deus está se manifestando e trazendo a paz para a humanidade.

8- Condutor: “Novamente faremos Reverências”. “Pedimos a todos que se levantem”.

9- Condutor: Reverência ao Jisso – O condutor diz “Reverências” e conduz as duas reverências, duas palmas, uma leve curvatura.

10- Condutor: “Podem sentar-se”.

Nenhum comentário: