quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

A cultura Cristã-Católica recomenda como principal leitura religiosa para a Quarta-Feira de Cinzas os versículos 01 a 06 e 16 a 18 do capítulo 06 do Evangelho segundo São Mateus.
Mas o que é Quarta-Feira de Cinzas? A Igreja Católica separa o ano em quatro partes: Advento, que é por ocasião do “Nascimento” do Menino Jesus (coloquei entre aspas a palavra nascimento porque é improvável que Jesus tenha nascido em dezembro e o mais provável é que tenha sido por volta de março. A Igreja Católica, sem ter a data certa, e por Cristo ser “a Luz do Mundo”, aproveitou a festa comemorativa pagã do equinócio de verão, onde o dia é mais longo, e o associou ao Nascimento do Menino Jesus); Tempo Comum, que nada tem de especial, como diz o nome; o Tempo Comum é interrompido pela Quaresma, que dura quarenta dias e é um momento de reflexão e penitência para os católicos (dura 40 dias e é um período penitencial por ser uma referência aos 40 dias de jejum que Jesus teve antes de receber o Batismo); e pela Páscoa, que ao contrário do que muitos pensam não é só um dia, domingo, e nem é para nos “empanturrarmos de chocolate”. É o período mais importante para todos os cristãos, pois é o momento que se medita na glória de Cristo. A Páscoa dura quarenta dias por ser o tempo que Cristo ficou entre nós entre a Sua Ressurreição e Sua Ascensão. E retorna ao Tempo Comum. Observação o Tempo Comum não são dois no ano e sim um, que teve apenas uma quebra, uma interrupção.
A primeira parte do Tempo Comum se encerra com a Quarta-Feira de Cinzas, que vem logo após o carnaval. E a Quarta-Feira de Cinzas tem esse nome para lembrar que o homem, enquanto corpo carnal, “embora pareça duradouro, um dia terá de morrer” (dito em linguagem Seicho-No-Ie – ver o Canto da Vida Eterna) e a sua função é preparar os católicos para a Quaresma. Assim, as leituras bíblicas e os sermões dos Padres têm esse objetivo. Um detalhe curioso é o porquê desse nome: Na passagem da Quaresma para a Páscoa existe o Domingo de Ramos. Os ramos do ano anterior são queimados e os Padres benzem os fieis fazendo em suas testas uma cruz com a cinza obtida dizendo “Tu és pó e ao pó voltarás”, frase retirada do livro de Gênesis.

N’A Verdade da Vida, vol. 30, Dr. Masaharu Taniguchi profundamente nos ilumina no significado do Sermão da Montanha, mais importante Discurso de Cristo, e que está contido nos capítulos 05 a 07 do referido Evangelho. O meu exemplar d’A Verdade da Vida, vol. 30, é de 1.993, 1ª edição.
Vejamos alguns trechos de sua orientação:
Trecho da explicação de Mateus 06, 01-04 => “... aqui, trata-se de uma advertência aos pretensiosos, que não têm o objetivo de fazer brilhar a luz da Verdade, mas de exibir suas boas ações aos homens para se vangloriarem. ‘Guardai-vos de fazer as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles’ – esta é uma advertência para que não procedamos como os hipócritas...” (pág. 236).
Trecho da explicação de Mateus 06, 05-07 => “Orar não é prostrar-se servilmente e rogar a um ente sobrenatural. Orar consiste em manifestar a Imagem Verdadeira ou, em outras palavras, comunicar-se com a Imagem Verdadeira. Dizendo-se de outra maneira, a verdadeira oração consiste em produzir vibração mental que sintonize com a Imagem Verdadeira. A forma de orar não passa de um meio para conseguir a sintonia”. (pág. 238).
Trecho da explicação de Mateus 06, 16-18 => “Aqui se descreve como jejuar. Habitualmente, entende-se por jejum a abstinência de alimentação. Porém, o verdadeiro jejum consiste em não comer alimento material. E ‘não comer alimento material’ significa, na sua essência, compreender que a ‘matéria não existe verdadeiramente’. Este é o significado do jejum verdadeiro. (...) O jejum verdadeiro consiste em tomar a refeição compreendendo a Verdade de que não se está comendo alimento material”. É “comer sem comer”. (págs. 255 e 256).

Como podemos constatar, na coleção A Verdade da Vida muitas coisas podemos aprender. Assim, recomendo o estudo de toda A Verdade da Vida. Que tal nos dedicarmos nos próximos 18 meses a estudar todos os seus 36 volumes (traduzidos)?!

Gente! Estamos em plena campanha das 5000 Sutras para o sucesso do Seminário da Luz, mais importante evento de toda a Regional, que será dia 05-7-09. Pedimos sua colaboração lendo em sua casa, no horário que lhe for mais conveniente, que leia uma vez ao dia a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Muito obrigado!

E lembremos que dia 28 de março haverá dois importantíssimos evento na Regional:
Treinamento para a AJSI e logo após a Conferência Caminho da Felicidade. Ambos na cidade de Ipatinga. Mais informações pelo telefone 031-9655-2509 ou pelo endereço sijognaluz@gmail.com.

Nenhum comentário: